Pergunta
O que foi a política do Café com Leite?
Resposta
A política do café com leite foi um modelo de governo adotado no estado de São Paulo, no Brasil, durante o período conhecido como República Velha (1889-1930).
Ela consistia na alternância do poder entre os dois principais partidos políticos da época, o Partido Republicano Paulista (PRP) e o Partido Liberal (PL).
O PRP era um partido liderado por políticos de origem rural, principalmente ligados à indústria cafeeira, enquanto o PL era um partido liderado por políticos de origem urbana, principalmente ligados ao comércio e à indústria.
O nome “café com leite” surgiu devido ao fato de que os dois partidos eram considerados próximos em termos ideológicos e se alternavam no poder de forma pacífica.
A política do café com leite foi marcada por um alto grau de corrupção e por uma política de favoritismo em relação às elites econômicas e políticas locais.
Ela também foi responsável por promover o desenvolvimento econômico do estado de São Paulo, principalmente com o crescimento da indústria cafeeira, mas também acarretou na concentração de renda e na exclusão de grande parte da população do processo político e econômico.
A política do café com leite foi substituída pelo Estado Novo, implantado pelo governo de Getúlio Vargas em 1937, que adotou medidas autoritárias e centralizadoras com o objetivo de promover a modernização do país.
Aprenda mais:
- “Política do Café com Leite” (https://www.infoescola.com/historia/politica-do-cafe-com-leite/)
- “Política do Café com Leite” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_do_caf%C3%A9_com_leite)