(FGV/ TJ-AM) Dona Maria tem quatro filhos: Francisco, Paulo, Raimundo e Sebastião. A esse respeito, sabe-se que:

Dona Maria tem quatro filhos: Francisco, Paulo, Raimundo e Sebastião. Sabemos que:

I. Sebastião é mais velho que Raimundo.

II. Francisco é mais novo que Paulo.

III. Paulo é mais velho que Raimundo.

Precisamos determinar qual das afirmações a seguir é obrigatoriamente verdadeira:

a) Paulo é o mais velho.

b) Raimundo é o mais novo.

c) Francisco é o mais novo.

d) Raimundo não é o mais novo.

e) Sebastião não é o mais novo.

Analisando as informações

Com base nas informações fornecidas, podemos estabelecer as seguintes relações de idade:

  1. Sebastião é mais velho que Raimundo: S > R.
  2. Francisco é mais novo que Paulo: F < P.
  3. Paulo é mais velho que Raimundo: P > R.

Analisando as afirmações

a) Paulo é o mais velho: podemos eliminar essa afirmação porque ela é contraditória com a primeira informação. Sabemos que S > R, portanto Paulo não pode ser o mais velho.

b) Raimundo é o mais novo: podemos eliminar essa afirmação porque ela é contraditória com a terceira informação. Sabemos que P > R, portanto Raimundo não pode ser o mais novo.

c) Francisco é o mais novo: não temos informações suficientes para afirmar que Francisco é o mais novo. Precisamos analisar as outras afirmações.

d) Raimundo não é o mais novo: essa afirmação pode ser verdadeira ou falsa. Precisamos analisar a afirmação (e) para determinar a resposta correta.

e) Sebastião não é o mais novo: essa afirmação é verdadeira. Sabemos que Sebastião é mais velho que Raimundo (S > R) e que Paulo é mais velho que Raimundo (P > R). Portanto, se Raimundo é o mais novo, Sebastião não pode ser o mais novo.

Conclusão

A resposta correta é a letra e: Sebastião não é o mais novo. Isso ocorre porque as informações fornecidas no problema indicam que Sebastião é mais velho que Raimundo e Paulo é mais velho que Raimundo. Logo, se Raimundo fosse o mais novo, Sebastião seria o mais novo, o que é uma contradição.

Não podemos afirmar com certeza que Francisco é o mais novo, pois não temos informações suficientes para determinar isso.

Dessa forma, concluímos que a única afirmação que é obrigatoriamente verdadeira é “Sebastião não é o mais novo”.

Deixe um comentário

Oi! 😊 Seu apoio é essencial para manter nosso site incrível. Poderia doar qualquer quantia? Cada gesto é como um abraço virtual, ajudando-nos a continuar criando conteúdo que amamos. Agradecemos do fundo do coração por fazer parte desta jornada conosco! 💙

QR CODE PIX

CHAVE COPIA E COLA:

00020101021126580014br.gov.bcb.pix01368201dc13-e735-46ee-b814-84b96fe4b9675204000053039865802BR5921FRANCISCO A A DE LIMA6008GROAIRAS62070503***63047AE5

Rolar para cima