Teoria da Complexidade na computação

Tempo de leitura estimado 2 min de leitura
A teoria da complexidade é uma área da ciência da computação que estuda a complexidade dos problemas computacionais e a dificuldade de resolvê-los. Em outras palavras, a teoria da complexidade tenta responder a pergunta: “Quão difícil é um problema computacional?”
Cabeça com um cérebro e várias redes interligadas

Para entender a teoria da complexidade, é preciso primeiro entender o que é um problema computacional. Um problema computacional é uma tarefa que pode ser realizada por um computador. Por exemplo, encontrar a raiz quadrada de um número é um problema computacional.
Existem diferentes tipos de problemas computacionais, mas eles podem ser divididos em duas categorias principais: problemas que podem ser resolvidos em um tempo razoável e problemas que não podem. Os problemas que podem ser resolvidos em um tempo razoável são chamados de problemas “polinomiais”. Os problemas que não podem ser resolvidos em um tempo razoável são chamados de problemas “exponenciais”.
A teoria da complexidade se concentra principalmente em problemas exponenciais. Esses problemas são difíceis de resolver porque o tempo necessário para resolvê-los aumenta muito rapidamente à medida que o tamanho do problema aumenta. Por exemplo, encontrar todas as combinações possíveis de um conjunto de números pode ser um problema exponencial.
A teoria da complexidade usa a notação “Big O” para descrever a complexidade de um problema. A notação Big O descreve a quantidade de tempo necessária para resolver um problema em relação ao tamanho do problema. Por exemplo, se um problema leva um tempo proporcional ao tamanho do problema ao quadrado para ser resolvido, dizemos que o problema é “O(n^2)”.
Existem diferentes classes de problemas exponenciais, como “NP-completo” e “NP-hard”. Essas classes descrevem a dificuldade de resolver um problema e são importantes para entender o quão difícil é um problema computacional.
Embora a teoria da complexidade possa parecer complicada, é uma área importante da ciência da computação. Ela nos ajuda a entender quais problemas são difíceis de resolver e quais problemas são mais fáceis. Isso é importante para desenvolver algoritmos eficientes e para criar sistemas de segurança robustos.

Você também pode gostar:

+ Não há comentários

Adicione o seu